21.5 C
Brasília
sexta-feira, 21/11/2025




Feirão do Trabalhador deve impulsionar emprego no DF

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
21.5 °
20.6 °
70 %
5.7kmh
40 %
sex
29 °
sáb
27 °
dom
29 °
seg
25 °
ter
27 °

Em Brasília

Dados recentes mostram que a taxa de desemprego no Distrito Federal caiu para 8%, o que representa cerca de 134 mil pessoas sem trabalho. Para ajudar a diminuir esse número, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet) organizará o Feirão do Trabalhador entre os dias 24 e 28 de novembro.

O evento acontecerá no centro de Brasília, próximo à Biblioteca Nacional, durante cinco dias de atividades gratuitas. Está direcionado a quem busca emprego, quem já tem um negócio ou deseja iniciar um, e a pessoas interessadas em desenvolver suas competências profissionais e ampliar contatos.

Essa iniciativa vem no momento em que o desemprego está recuando no DF e busca aquecer mais o mercado de trabalho formal. O Feirão é promovido pela Sedet em parceria com o Instituto de Capacitação Desenvolvimento e Inovação (ICDI). Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Renda do DF, destacou a importância do evento para criar mais vagas e fortalecer a economia local.

“Nesta edição, serão oferecidas mais de 4 mil vagas de emprego. Também reunimos serviços da Sedet, acesso a programas da Secretaria e linhas de crédito para empreendedores, para incentivar o desenvolvimento e a geração de emprego e renda no DF”, afirmou Thales Mendes.

Crescimento do emprego formal

Além da redução no desemprego, o IBGE informou que o emprego formal cresceu em Brasília, com uma das menores taxas de informalidade do país, 26,9%. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, ressaltou o avanço do setor de serviços e comércio.

“O comércio e serviços são os principais motores da economia local, representando 72,8% das novas vagas formais. O DF tem 23,8% dos vínculos formais da região Centro-Oeste e 18,5% do saldo acumulado nacional em 2025, evidenciando a força do mercado de trabalho”, explicou José Aparecido Freire.

No DF, 76,3% dos trabalhadores do setor privado têm carteira assinada, o que demonstra a estrutura econômica baseada principalmente em serviços e no setor público, além da melhora do emprego e da renda média, fomentando o consumo e o ambiente de negócios, conforme destaca José Aparecido Freire.

Oportunidades e serviços no Feirão

O Feirão do Trabalhador não oferece só vagas de trabalho, mas também mentoria profissional, ajuda na elaboração de currículos e atendimento jurídico e contábil. Haverá espaços para empresas e startups divulgarem oportunidades, produtos e serviços, além de áreas para networking.

Durante o evento, especialistas de diversas áreas farão palestras que ajudarão os participantes a se qualificarem. Programas do governo como RenovaDF, QualificaDF, PreparaçãoDF e Fábrica Social estarão presentes com oficinas para capacitação profissional.

Detalhes do evento

Feirão do Trabalhador da Sedet

  • Data: 24 a 28 de novembro
  • Local: Próximo à Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola
  • Horário: 8h às 17h
  • Entrada: Gratuita




Veja Também