O 20º Salão do Artesanato acontece de 5 a 9 de novembro de 2025, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, com a participação de mais de 300 artesãos. O evento, que é gratuito, destaca o artesanato local e traz representantes de Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso, mostrando a diversidade e riqueza das tradições brasileiras.
Organizado pela Rome Eventos e patrocinado pela Caixa e pelo governo federal, o salão também conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), Senac-DF, Sebrae-MG e Sebrae-DF. A Setur-DF promove os artesãos selecionados no Distrito Federal, representando a cultura de Brasília.
O artesanato local é reconhecido pela variedade de formas, cores e inspirações do Cerrado, suas flores e plantas. Produtos relacionados ao turismo rural, como vinhos, cachaças e doces típicos do cerrado, também estarão presentes.
As Oficinas do Saber Fazer, do Museu Vivo da Memória Candanga, vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), apresentarão peças que resgatam técnicas populares trazidas pelos candangos, como cerâmica, costura, crochê e bordado. Claudio Abrantes, titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ressaltou que o artesanato é uma expressão cultural importante que mantém viva a memória e o conhecimento tradicional.
O evento inclui oficinas diversas, como cerâmica, crochê, fuxico, escultura, pintura em MDF, e palestras sobre o uso da inteligência artificial para fortalecer marcas. Na gastronomia, os participantes podem aprender a fazer pratos e bebidas típicas, do risoto de pequi à caipirinha de jabuticaba, destacando sabores regionais.
As atrações musicais apresentam variados estilos, incluindo MPB, pop rock, forró, samba e sertanejo, com shows de artistas como Roberta Campos, Leon Correia e Ariston Lima.
Serviço:
- 20º Salão do Artesanato
- Data: 5 a 9 de novembro de 2025
- Local: Pavilhão do Parque da Cidade – Brasília
- Horário: quarta a sexta das 16h às 22h; sábado e domingo das 11h às 22h
- Entrada gratuita com classificação livre
- Instagram: @salaodoartesanatooficial
Informações fornecidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF
