24.6 C
Brasília
sexta-feira, 02/01/2026

FBI impede ataque terrorista do Estado Islâmico nos EUA

Brasília
nuvens quebradas
24.6 ° C
27 °
24.5 °
69 %
1.5kmh
75 %
sex
25 °
sáb
25 °
dom
21 °
seg
19 °
ter
18 °

Em Brasília

As autoridades dos Estados Unidos conseguiram evitar um ataque terrorista supostamente inspirado pelo grupo Estado Islâmico (ISIS) durante a véspera do Ano-Novo, conforme divulgado pelo Departamento Federal de Investigação (FBI) nesta sexta-feira (2/1).

O principal suspeito, Christian Sturdivant, residente em Mint Hill, na Carolina do Norte, tem 18 anos e desejava atuar como um “combatente do ISIS”. Seu plano envolvia atacar um supermercado e um restaurante de fast-food na região.

As investigações tiveram início em 18 de dezembro, quando o FBI de Charlotte recebeu informações indicando que Sturdivant estava publicando conteúdos nas redes sociais apoiando o grupo jihadista. Um agente disfarçado se comunicou com ele, fingindo ser integrante do Estado Islâmico, e obteve detalhes sobre os planos do jovem.

No dia 29 de dezembro, as autoridades realizaram uma busca na residência do suspeito e encontraram um documento intitulado “Ataque de Ano-Novo 2026”, no qual ele expressava a intenção de atingir o maior número possível de pessoas, incluindo policiais. De acordo com o Departamento de Justiça, Sturdivant planejava cometer suicídio após o ataque para ser considerado um mártir.

Durante a operação, foram apreendidos na casa do suspeito martelos, facas, luvas táticas e um colete que seriam usados no ataque.

Atualmente, Christian Sturdivant está sob custódia federal nos Estados Unidos. Se condenado, pode receber uma pena de até 20 anos de prisão.

Veja Também