22.5 C
Brasília
terça-feira, 11/11/2025




FBI conecta suspeito a assassinato de Kirk por DNA em evidências

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.5 °
19.8 °
84 %
1.5kmh
75 %
ter
28 °
qua
29 °
qui
31 °
sex
30 °
sáb
26 °

Em Brasília

Tyler Robinson, de 22 anos, é suspeito de matar a tiros o ativista Charlie Kirk. O DNA encontrado em objetos utilizados no crime, como uma toalha que envolvia a arma e uma chave de fenda deixada no telhado da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, corresponde ao do suspeito, preso pelas autoridades.

O diretor do FBI, Kash Patel, declarou em entrevista nesta segunda-feira (15/9) que as impressões genéticas encontradas nos objetos são compatíveis com as de Tyler Robinson. “Estamos avançando nas investigações e informaremos o progresso conforme ele ocorrer”, afirmou o diretor à Fox News.

O ativista conservador Charlie Kirk, conhecido por fundar o Turning Point USA em 2012, foi morto com um disparo de fuzil no pescoço durante uma palestra na Universidade Utah Valley no dia 10 de setembro. O tiro foi efetuado de um prédio situado aproximadamente 180 metros do local do evento.

No telhado de onde o suspeito teria disparado, foi encontrada a chave de fenda com seu DNA. Além disso, um rifle de ferrolho envolto por uma toalha foi localizado em uma área de mata próxima ao local do crime.

Investigações indicam que Tyler Robinson se comunicou com outras pessoas após o ataque no Discord, assumindo autoria dos tiros. O Estado de Utah, representado pelo governador Spencer Cox, declarou que buscará a pena de morte para o suspeito.

O pai do suspeito, Matt Robinson, ex-policial, convenceu Tyler a se entregar após reconhecê-lo em imagens divulgadas pelo FBI. Ele orientou o filho a confiar em um pastor de jovens ligado ao Gabinete do Xerife do Condado de Washington para assegurar sua segurança.

O rifle utilizado no crime é um modelo Mauser calibre .30-06, de ação por ferrolho, envolto por uma toalha. Próximo à arma foram encontrados cartuchos com inscrições como: “Ei, fascista! Pegue!”, “Oh bella ciao” e “Se você leu isso, você é gay”.

Após a confirmação do DNA nos objetos que envolveram a arma, esta será desmontada para coletar mais informações sobre sua origem e importador, contribuindo para o avanço da investigação.




Veja Também