21.5 C
Brasília
terça-feira, 20/01/2026

FAPDF oferece R$ 9,8 milhões para apoiar pesquisas básicas

Brasília
chuva moderada
21.5 ° C
21.7 °
21.5 °
78 %
4.1kmh
75 %
ter
21 °
qua
21 °
qui
20 °
sex
23 °
sáb
23 °

Em Brasília

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) divulgou um edital chamado Demanda Espontânea, que faz parte do Programa de Pesquisa Básica. Esse edital disponibiliza R$ 9,8 milhões para financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovadora em suas fases iniciais.

Os interessados podem enviar suas propostas a qualquer momento pelo Sistema de Informação e Gestão de Fomento (Sifgap), enquanto houver recursos disponíveis, até o dia 31 de dezembro deste ano. O edital aceita projetos de várias áreas do conhecimento e permite que os pesquisadores apresentem trabalhos relacionados às suas linhas de estudo.

Essa iniciativa da FAPDF está organizada conforme o Nível de Maturidade Tecnológica (TRL), uma referência internacional que avalia o desenvolvimento de tecnologias em uma escala de 1 a 9. A chamada Demanda Espontânea é voltada para as fases iniciais (TRL 1 a 3), que incluem a criação de conceitos e as primeiras comprov ações experimentais.

A estrutura de apoio da FAPDF segue etapas distintas: além da Demanda Espontânea nos níveis iniciais, existem programas como Centelha e Start BSB Fase I, que incentivam ideias inovadoras; nas fases intermediárias (TRL 4 a 6), os projetos avançam para a validação de protótipos, com apoio do Start BSB Fase II e Tecnova III; e nas etapas finais (TRL 7 a 9), o foco é na aplicação prática por meio de iniciativas como FAPDF Learning e o futuro edital Deep Tech.

“Cada projeto tem seu tempo para amadurecer. Ao organizar o apoio com base no Nível de Maturidade Tecnológica, a FAPDF consegue ajudar pesquisadores e empreendedores em diferentes momentos, respeitando as características de cada fase e fortalecendo todo o ecossistema de inovação”, explicou o presidente da FAPDF, Leonardo Reisman.

Essa política integrada pretende acompanhar projetos desde as pesquisas iniciais até a aplicação no mercado, contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Distrito Federal e para transformar o conhecimento científico em benefícios reais para a sociedade.

Veja Também