A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) anunciou um novo edital para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), oferecendo bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado em universidades do Distrito Federal.
Com um investimento total de R$ 4 milhões, o objetivo do programa é fortalecer os cursos de pós-graduação na região, criar mais oportunidades para estudantes avançarem na formação acadêmica e promover o crescimento da pesquisa científica e do conhecimento.
O foco principal é incentivar a formação de novos pesquisadores e apoiar a participação dos estudantes em projetos de pesquisa, inovação e produção científica, dando mais força às universidades do DF.
Dos recursos disponíveis, 60% serão destinados às instituições públicas e 40% às privadas. Caso algum grupo tenha menor demanda, os valores poderão ser realocados para garantir o melhor aproveitamento do investimento.
As propostas devem ser enviadas pelo Sistema de Informação e Gestão da FAPDF (Sigfap), entre os dias 9 de fevereiro e 13 de março deste ano. Cada proposta precisa ser feita por um coordenador que tenha no mínimo doutorado, esteja ativo na instituição e com cadastro atualizado no sistema da fundação.
O edital vale até 31 de dezembro deste ano, e as propostas aprovadas poderão ser financiadas por até 48 meses, seguindo as regras do programa.
Leonardo Reisman, diretor-presidente da FAPDF, destacou a importância do investimento na pós-graduação para o futuro da ciência, inovação e desenvolvimento do Distrito Federal. Segundo ele, o programa não só fortalece os cursos existentes, como também cria novas chances para os estudantes e ajuda a formar pesquisadores capacitados para enfrentar os desafios da sociedade.
