O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) lançou uma seleção para famílias interessadas em participar da tutoria compartilhada de filhotes, no projeto de treinamento de cães-guia.
A iniciativa disponibiliza cães para auxiliar pessoas com deficiência visual e acompanhar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas cívico-militares do DF.
O canil do CBMDF, com capacidade para cerca de 40 cães, atualmente abriga oito filhotes de pastor-alemão, que passarão por um processo de socialização com famílias voluntárias, enquanto aguardam treinamento específico para se tornarem cães-guia.
Em agosto, os filhotes serão entregues às famílias voluntárias selecionadas após um processo de cadastramento, entrevistas e visitas domiciliares conduzidas por especialistas em treinamento e por uma psicóloga.
Os cães vão permanecer em suas famílias por aproximadamente 10 meses, antes de iniciar o treinamento avançado para cães-guia.
Além disso, alguns cachorros serão integrados às escolas cívico-militares do Distrito Federal para atividades de socialização e formação técnica em cinotecnia, que envolve o manejo e treinamento de cães, beneficiando crianças com TEA.
Escolas participantes
- Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (Celan) – para apoio a crianças com TEA
- Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante (CEF 1) – para formação em cinotecnia para alunos do 9º ano
As famílias selecionadas receberão suporte veterinário, orientação para alimentação e acompanhamento técnico para garantir o desenvolvimento físico e emocional dos cães.
Esperase que, até maio de 2026, os cães retornem ao canil para o início do treinamento intensivo para cães-guia, que pode durar até dois anos e inclui o ensino de comandos, ambientação urbana e adaptação ao futuro tutor.
O projeto também prevê a chegada de uma nova geração de filhotes, pois uma cadela labrador do CBMDF está prevista para cruzar em breve, garantindo a continuidade da iniciativa.