18.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

Família salva durante enchente em Suzano; alagamentos atingem Grande São Paulo

Brasília
trovoada
18.5 ° C
18.5 °
18.4 °
94 %
3.6kmh
75 %
qui
29 °
sex
25 °
sáb
24 °
dom
22 °
seg
18 °

Em Brasília

Uma forte chuva que caiu na grande São Paulo na tarde de quarta-feira, 28, causou alagamentos e deixou várias pessoas presas em suas casas. O Corpo de Bombeiros atendeu 54 chamados por enchentes em cidades como Suzano, Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba e Guarulhos, além da região leste da capital.

Em Suzano, a chuva acumulou 63 milímetros em apenas três horas, o que seria esperado para uma semana inteira. Policiais do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano resgataram uma família de cinco pessoas – um casal e três crianças – que ficaram presas na Avenida Mário Covas por causa da enxurrada. O carro da família foi levado pela água, mas todos foram salvos e, segundo a polícia, estão fora de perigo.

Também em Suzano, uma pessoa foi levada pela correnteza enquanto tentava pegar um objeto de dentro de um carro na Rua Cássia Francisco, no Jardim São Luiz. O Corpo de Bombeiros procurou pela pessoa, mas ela foi retirada da água com a ajuda de moradores e recusou atendimento médico.

Mogi das Cruzes sofreu muito com a tempestade, recebendo 95 milímetros de chuva em apenas três horas. Este volume é quase o que se espera para 12 dias de janeiro, segundo a Defesa Civil. A cidade teve cerca de 16 pontos alagados, queda de parte de uma casa e árvores derrubadas em ruas. Às 15h10, a Defesa Civil avisou que a situação era grave, mas até o momento não houve registro de feridos.

Na capital, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas colocou as regiões Sudeste, Sul e Leste em alerta para alagamentos, mas estes avisos terminaram antes das 17h. Também foi emitido um alerta para risco de transbordamento nos córregos Três Pontes e Água Vermelha, na zona leste.

Os alagamentos prejudicaram o funcionamento da Linha 12-Safira da CPTM, interrompendo a circulação de trens entre as estações Jardim Romano e Engenheiro Manoel Feio, na zona leste e Itaquaquecetuba. Por volta das 19h, o serviço já havia voltado ao normal.

Veja Também