26.5 C
Brasília
segunda-feira, 02/02/2026

Família Resiliente ensina finanças a mais de 10 mil pessoas no DF

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
26.5 °
26.5 °
61 %
5.1kmh
75 %
seg
26 °
ter
24 °
qua
22 °
qui
23 °
sex
26 °

Em Brasília

Em pouco mais de dois meses, o programa Família Resiliente, da Secretaria da Família do Distrito Federal (Sefami-DF), já auxiliou mais de 10 mil pessoas com orientações sobre como cuidar melhor do dinheiro e como sair das dívidas. O projeto começou em feiras das regiões administrativas e, desde janeiro, está funcionando na Rodoviária do Plano Piloto, onde distribui materiais informativos para quem passa pelo local.

O programa surgiu por causa do grande número de famílias com dívidas na região. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,2% das famílias no Distrito Federal estavam com dívidas no final de 2025. Isso representa mais de 827 mil famílias e, desse total, cerca de 434 mil estavam com dívidas atrasadas. Quase 187 mil famílias disseram que não têm condições de pagar suas contas. Muitas pessoas acabam gastando mais do que ganham, que é a razão principal das dívidas.

A cartilha da secretaria traz dicas de como organizar as contas e evitar problemas financeiros. O microempreendedor Edson Martins destacou a importância de economizar e de não fazer gastos desnecessários. Ele sugeriu evitar pegar empréstimos e também ficar longe de jogos de apostas online.

Nas ações do programa, o secretário da Família, Rodrigo Delmasso, reforça como esse tema é importante para o futuro das famílias no Distrito Federal. “Com informação correta e disposição para organizar as finanças, é possível sair das dívidas. Isso traz mais segurança e paz para os responsáveis pelas famílias e melhora a qualidade de vida no futuro”, disse ele.

A cartilha do projeto Família Resiliente está disponível para download no site da secretaria em formato digital.

Veja Também