Um incêndio devastador atingiu um apartamento no Edifício Jardins, localizado na QI 27 do Guará, na última quinta-feira (10/7), causando trauma e a perda completa dos pertences de uma família. Agora, as vítimas procuram apoio para se recuperar após essa tragédia.
O enfermeiro e mestre em saúde pública Igor Ribeiro, 42 anos, residente no apartamento do terceiro andar do Bloco B, relata que o imóvel ficou completamente inabitável. Ele, sua esposa, dois filhos, de 14 e 16 anos, e o cachorro da família estão alojados na casa de amigos.
“O teto de gesso caiu em vários lugares, e tudo que não pegou fogo foi danificado pelo calor intenso, derretendo ou deformando”, relata Igor. “Perdemos muitos eletrodomésticos, móveis, roupas e calçados”, acrescenta. Entre os objetos destruídos estão duas televisões, ventiladores, sofá, computador, videogame e itens pessoais. Ainda aguardam um levantamento completo, pois a energia foi cortada após o acidente.
A principal hipótese, levantada pela perícia do Corpo de Bombeiros, é que o fogo tenha começado devido a um celular que estava carregando na tomada, mas o laudo oficial ainda será divulgado.
No momento do incêndio, a esposa de Igor e seu filho mais novo estavam no apartamento, mas ninguém ficou ferido. “O meu filho percebeu a fumaça e o cheiro forte vindo do quarto e rapidamente saiu para a portaria”, conta Igor. Da portaria, eles observaram o fogo e não retornaram mais ao imóvel. Um vizinho conseguiu salvar o cachorro da família.
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal deve informar as causas oficiais em até 30 dias.
Igor e sua família agora solicitam apoio por meio de doações. Eles disponibilizaram a chave Pix: (61) 99928-6369 para quem puder ajudar financeiramente.
“A ajuda via Pix nos permitirá começar rapidamente a recuperar a casa para que ela volte a ser habitável”, explica Igor. A família coleta também roupas íntimas, calçados e agasalhos, pois perderam tudo no incêndio. Com outras peças, já receberam doações.
Igor agradece sinceramente o suporte dos vizinhos do Edifício Jardins, que têm sido fundamentais neste momento difícil. Ele destaca que, mesmo estando longe, a família deles no Espírito Santo também tem oferecido ajuda à distância. Além disso, colegas de trabalho e membros da paróquia Divino Espírito Santo, no Guará, estão colaborando de forma generosa. Agradecemos a todos de coração pela solidariedade e apoio nesse período complicadíssimo.