Ao comentar o apagão que ocorreu durante a madrugada desta terça-feira (14) em todo o país, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou que não houve falta de energia, mas sim um problema na infraestrutura devido a um incêndio em uma subestação no Paraná.
“É importante que a população compreenda o que está acontecendo. Não se trata de falta de energia, mas sim de um defeito na rede que transmite a eletricidade. Quando pensamos em apagões, logo lembramos dos graves eventos de 2001 e 2021, que ocorreram por falta de energia e planejamento inadequado. Atualmente, não é esse o caso. Hoje temos abundância de energia disponível.”
Sistema fortalecido
Durante uma entrevista no programa Bom Dia, Ministro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Silveira comentou que o sistema de transmissão de energia do Brasil foi fortalecido com a contratação de 70 bilhões de linhas de transmissão.
“Estamos trabalhando em obras no Nordeste para atender o centro consumidor no Sudeste. Também já ligamos Manaus a Boa Vista, aumentando a segurança energética,” destacou.
“Este foi um incidente isolado, prontamente resolvido pelo Operador Nacional do Sistema, graças a um sistema moderno e eficiente,” concluiu o ministro.
Informações fornecidas pela Agência Brasil.