SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O fornecimento de água está comprometido em parte da cidade de São Paulo e em algumas cidades da região metropolitana nesta quinta-feira (11), devido à falta de energia elétrica. Segundo a Sabesp, a falta de luz impede o funcionamento das bombas que levam água para as residências, o que prejudica bastante o abastecimento.
Em alguns locais, como Vila Mariana e Morumbi, na capital, e Santo André e Vila Iracema, em Osasco, a energia já foi restabelecida, mas o retorno do fornecimento de água está acontecendo de forma lenta e gradual.
Regiões afetadas em São Paulo
- Americanópolis
- Cangaíba
- Parelheiros
- Parque do Carmo
- Parque Savoy
- Sacomã
- Vila Clara
- Vila Formosa
- Vila Romana
Os bairros ao redor dessas regiões também tiveram problemas, já que os reservatórios dessas áreas atendem localidades próximas.
Cidades inteiramente afetadas na Grande São Paulo
- Itapecerica da Serra
- Guarulhos
- Cajamar
- Mauá
- Santa Isabel
Algumas partes de Cotia (na região do Atalaia) e São Bernardo do Campo (região do Baeta Neves) também enfrentam dificuldades por causa da falta de eletricidade.
O sistema sofreu muito com o longo tempo sem energia para bombear água. Conforme as bombas voltam a funcionar, a água começa a circular novamente pelos tubos, enchendo as caixas d’água das casas e prédios pelo caminho. Por isso, a recuperação é feita aos poucos.
A Sabesp recomenda que os moradores usem a água armazenada de forma consciente até que todo o abastecimento volte ao normal. Casas com caixa d’água podem sentir menos esse impacto.
A companhia está em contato com a Enel, acompanhando o restabelecimento da energia.
A Sabesp pede desculpas pelos transtornos causados e informa que está disponível para atendimento ao cliente pelos canais oficiais.

