A criação de faixas e corredores exclusivos para ônibus é uma medida importante para acelerar o transporte público no Distrito Federal. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), junto com outras entidades do governo, tem ampliado essas vias em estradas e ruas da cidade, melhorando a eficiência do serviço e diminuindo o tempo das viagens.
Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade, ressalta que essa estratégia é necessária devido ao grande fluxo de pessoas que se deslocam diariamente para o Plano Piloto, onde está concentrada a maior parte dos empregos. Essa situação faz com que as viagens sejam longas e com poucos embarques e desembarques no percurso.
Estudos indicam que quase 75% dos usuários levam entre 30 minutos a 2 horas para chegar ao trabalho, dado que reforça a importância de soluções que reduzam esse tempo. Entre as iniciativas adotadas pelo governo estão os corredores exclusivos, como os BRTs Oeste, Sudoeste, Norte e Sul.
Zeno Gonçalves também destaca que o incentivo ao uso do transporte coletivo, em vez do carro, é uma política urbana para melhorar a mobilidade na cidade.
Essa priorização está prevista em leis federais e locais que orientam a criação de faixas exclusivas para ônibus como forma de estimular o transporte público.
Atualmente, o Distrito Federal conta com mais de 78 quilômetros de faixas exclusivas em diversas vias importantes, beneficiando centenas de linhas de ônibus e milhares de viagens diariamente. Além disso, o corredor exclusivo do BRT Sul possui 56 quilômetros de extensão na Estrada Parque Indústria e Abastecimento.
Informações da Semob-DF