O Facebook quer um pedacinho do público do Mercado Livre no Brasil. A empresa anunciou a chegada do recurso Marketplace, que cria um novo espaço na rede social para o comércio de produtos.
Segundo a empresa, mais de 550 milhões de pessoas utilizam todos os meses os grupos de compras e vendas na rede social, então a companhia decidiu criar um novo espaço, mais organizado para que seja possível anunciar e negociar produtos por meio do Facebook.
O Marketplace do Facebook permite usar um campo de buscas para procurar o produto pelo qual você se interessa, filtrando resultados por local, categoria ou preço. Para o vendedor, basta tirar fotos do item que deseja vender, incluir uma descrição e anunciar. A negociação toda se desenvolve por meio do Messenger, mas não há uma opção de mediação de pagamento como acontece com o Mercado Pago do Mercado Livre.
A novidade começa a chegar ao Brasil nesta segunda-feira, dia 22, com liberação gradual aos usuários em todo o país. O recurso já está presente em 47 países, com o volume de buscas crescendo rapidamente: entre janeiro e outubro de 2017, o número de pesquisas na aba Marketplace cresceu 3 vezes no mundo inteiro. Os itens mais vendidos são veículos, móveis e eletrônicos como celulares e computadores.