10.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Fabricantes de panelas com revestimento antiaderente são acusadas de propaganda enganosa

Brasília
céu limpo
10.5 ° C
10.5 °
10.5 °
87 %
2.6kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
28 °

Em Brasília

Uma denúncia foi feita por organizações como France Nature Environnement (FNE), Générations Futures e a Associação de Cidadãos e Consumidores (ACLC) referente a uma campanha publicitária de 2024 e informações contidas no site da marca Tefal. Essa queixa foi encaminhada ao Ministério Público de Paris na manhã de quarta-feira, 9 de julho, conforme comunicado da FNE à AFP no dia 10 de julho.

As entidades questionam a possível presença de substâncias químicas chamadas Pfas, conhecidas como “poluentes eternos”, durante a fabricação desses utensílios de cozinha.

As associações argumentam que, ao afirmar que os revestimentos antiaderentes das panelas são seguros por conterem PTFE (politetrafluoretileno) e não conterem PFOA e outros Pfas proibidos, o grupo deixa de informar sobre o risco de liberação dessas substâncias no meio ambiente durante o uso e vida útil dos produtos, bem como os riscos para a saúde associados a essas panelas.

“Essa forma de comunicação é inaceitável, pois coloca em risco a saúde do público, especialmente dos trabalhadores, além do meio ambiente. A marca Tefal deve ser responsabilizada e sancionada”, declarou Anne Roques, advogada da FNE.

Para embasar a denúncia, as organizações se baseiam na Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), ligada à ONU, que concluiu que ainda não há dados suficientes para classificar o PTFE como cancerígeno. No entanto, a agência não confirma nem nega a segurança absoluta do PTFE.

Em abril de 2024, o IARC preferiu não comentar as afirmações do grupo SEB sobre a segurança do Teflon, conforme contato da AFP.

Além disso, um estudo sul-coreano de novembro de 2023 destaca que micropartículas de PTFE podem causar inflamação e outros efeitos nocivos à saúde.

Em 2024, o parlamento francês aprovou um projeto de lei ambiental para restringir a fabricação e venda de produtos contendo PFAS, mas excluiu os utensílios de cozinha após intensa pressão de fabricantes, especialmente da Tefal. Essa exclusão permaneceu no texto final aprovado em fevereiro de 2025.

PFAS são substâncias químicas presentes em muitos produtos do cotidiano que recebem o nome de “poluentes eternos” devido à sua alta persistência e bioacumulação no ambiente e organismos vivos, além dos efeitos tóxicos comprovados na saúde e meio ambiente.

Veja Também