A Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa sul-coreana Innospace estabeleceram uma nova data para o lançamento do primeiro foguete comercial no Brasil. A tentativa acontecerá na próxima segunda-feira (22/12), na Base de Alcântara, no Maranhão, após três adiamentos anteriores.
A operação está programada para ocorrer às 15h45, horário de Brasília. Chamado de Operação Spaceward, o envio do foguete HANBIT-Nano estava inicialmente marcado para o dia 19, mas foi adiado devido a um problema na válvula usada para abastecer o tanque de metano líquido do segundo estágio.
Segundo a empresa, “Após a suspensão, a Innospace retirou com segurança todos os combustíveis e posicionou o veículo de lançamento na horizontal sobre a plataforma, realizando uma inspeção minuciosa dos sistemas e componentes. Nenhum problema adicional além da válvula foi encontrado. Uma válvula reserva está disponível e será instalada para a verificação final após análise da causa do problema”.
Esta iniciativa, realizada pela FAB em colaboração com a Agência Espacial Brasileira (AEB), representa o primeiro lançamento comercial a partir do território brasileiro, inserindo o país no mercado internacional de lançamentos espaciais e abrindo portas para investimentos e novas oportunidades no setor.
O projeto é liderado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e marca a entrada oficial do Brasil no mercado global de lançamentos de foguetes, promovendo desenvolvimento econômico e atraindo investimentos para o segmento espacial.

