O Governo do Distrito Federal (GDF), através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), participa da II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento (Cirsol), que acontece de 26 a 29 de agosto no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, das 9h às 18h. Este evento reúne especialistas, gestores públicos, iniciativa privada e a sociedade para discutir soluções inovadoras relacionadas a resíduos sólidos, saneamento básico e economia circular.
No estande da Sema, a principal atração é a parceria com a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), que faz parte do Sistema Ambiental do Distrito Federal. Essa iniciativa resultou na exposição “Zoo em Ação”, que mostra animais preservados por três técnicas diferentes: taxidermia (animais naturalizados), osteotécnica (exposição de ossos) e conservação em meio líquido, onde serpentes e outros animais são mantidos em frascos com álcool.
Celina Leão, vice-governadora, ressaltou a importância da participação do Sistema Ambiental no evento: “O Cirsol é uma oportunidade importante para demonstrar os avanços do Distrito Federal na área ambiental. A exposição do Zoológico é uma forma criativa e educativa de conscientizar a população sobre a importância de cuidar do nosso patrimônio natural.”
Gutemberg Gomes, secretário do Meio Ambiente, reforçou o compromisso da pasta com a educação ambiental: “A presença da Sema e seus órgãos no Cirsol fortalece nossa missão de promover o uso sustentável dos recursos naturais e estimular o envolvimento da sociedade. A exposição do Zoológico traz uma mensagem clara e acessível sobre preservação e respeito à biodiversidade.”
O estande atraiu tanto crianças quanto adultos que visitaram o evento. A educadora ambiental Jussara Bispo, da Superintendência de Educação e Uso Público (Selp), comentou sobre a receptividade do público: “As pessoas estão recebendo muito bem a exposição. Muitas se surpreendem e mostram interesse em aprender mais sobre os animais.”
O tratador Matheus Caixeta comentou sobre a importância de aproximar o público do Zoológico de Brasília: “Muitas pessoas nunca visitaram o Jardim Zoológico, e essa exposição é uma ótima oportunidade para que elas possam conhecer os animais e entender a importância da preservação da fauna e da educação ambiental.”
Com esta participação no Cirsol, a Sema-DF e o Zoológico reafirmam seu compromisso com a educação ambiental e incentivam a conscientização coletiva para a proteção da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais.
Com informações da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF).