Mostra fica em cartaz no Tribunal de Contas da União até o dia 27 de setembro
O aclamado artista, cientista, engenheiro, botânico e, sobretudo, inventor, Leonardo da Vinci, ganha exposição que explora seu trabalho visionário ao longo dos anos. A mostra “Leonardo Da Vinci: A Natureza Da Invenção” fica em cartaz no Tribunal de Contas da União de 22 de julho a 27 de setembro, e fica aberta para visitação de quarta a segunda-feira, das 9h às 20h. A entrada é livre.
A exposição possui um conjunto de projetos, desenhos e maquetes que fazem parte do acervo do Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci (MUST), em Milão, na Itália.
O espaço conta com dez instalações interativas para integrar o público ao universo de Da Vinci e é dividido em sete módulos temáticos: Introdução; Transformar o movimento; Preparar a guerra; Desenhar a partir de organismos vivos; Imaginar o voo; Aprimorar a manufatura e Unificar o saber.
A maior parte das invenções de Da Vinci nunca saiu do papel; sendo assim, a mostra conta também com 40 peças produzidas em 1952 a partir dos rascunhos deixados pelo artista. Esses objetos foram concebidos como comemoração do quinto centenário do nascimento de Da Vinci e somente agora estão à mostra na América Latina.
Entre as principais obras expostas estão estudos sobre o automóvel, avião, submarino, bicicleta, paraquedas, mecanismos do relógio, equipamento projetado para permitir a respiração debaixo d’água, reprodução de máquinas voadoras e veículo semelhante a um tanque de guerra, entre outras.