O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que as exportações do Brasil aumentaram 0,7% no segundo trimestre de 2025 em comparação ao primeiro trimestre do mesmo ano. Comparado ao segundo trimestre de 2024, houve um crescimento de 2% nas exportações.
Por outro lado, as importações registradas no Produto Interno Bruto (PIB) caíram 2,9% no segundo trimestre de 2025 se comparadas ao primeiro trimestre. Quando observadas em relação ao segundo trimestre de 2024, as importações cresceram 4,4%.
É importante destacar que a forma de contabilizar as exportações e importações no PIB difere da usada na balança comercial. No PIB, são considerados bens e serviços e as variações indicam o volume negociado. Já na balança comercial, entram apenas os bens e os valores são influenciados fortemente pelos preços.
Desempenho por setores
O setor financeiro apresentou crescimento de 2,1% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2025, enquanto as atividades imobiliárias aumentaram 0,3%.
A indústria extrativa cresceu 5,4% no período, e o setor de informação e comunicação teve alta de 1,2%. Outros serviços avançaram 0,7%, e o transporte e armazenamento cresceram 1%.
No entanto, a produção de eletricidade e água diminuiu 2,7%. O comércio manteve-se estável, sem variação. A indústria de transformação teve redução de 0,5% e a construção civil caiu 0,2%. A administração pública e a seguridade social recuaram 0,4%, e a agropecuária apresentou uma ligeira queda de 0,1%.
Fonte: Estadão Conteúdo