Nos dias 30 e 31 de agosto, e também no próximo final de semana, 6 e 7 de setembro, cães que foram resgatados das ruas estarão disponíveis para adoção em um estande especial no Parque de Exposições Granja do Torto.
O secretário Cristiano Lopes da Cunha destaca que a participação na Expoabra reforça o compromisso da Secretaria de Proteção Animal em promover a adoção responsável. Essa iniciativa conta com o esforço da rede de protetores do Distrito Federal, que trabalha para garantir a saúde e o bem-estar dos animais. O objetivo é ajudar esses pets a encontrarem novos lares onde receberão carinho e cuidados adequados.
Adoção responsável
Antes de serem apresentados na feira, todos os cães passaram por cuidados essenciais, incluindo castração, vacinação contra a raiva e outras doenças, além de serem microchipados e avaliados por veterinários. Isso assegura que os animais estejam saudáveis e prontos para começar uma nova vida com segurança e afeto.
Para adotar, o interessado deve ter mais de 18 anos, apresentar comprovante de residência e documento de identidade com foto. Também é necessário assinar um termo de responsabilidade e receber orientações sobre os cuidados com o novo pet.
Feira aberta para todos
A 33ª Expoabra continua até 7 de setembro, esperando receber cerca de 100 mil visitantes. A entrada é gratuita, e o evento oferece atrações ligadas ao agronegócio, cultura e lazer.
Esta iniciativa é organizada pelo Serviço Social Autônomo Parque Granja do Torto (PGT) em parceria com as secretarias de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento (Seagri-DF), com apoio do Governo do Distrito Federal, empresas privadas e associações relacionadas à produção rural e criação de animais.
Luciano Mendes, diretor-executivo do PGT, ressalta que, além de valorizar o agronegócio local, a Expoabra é um ponto de encontro para as famílias brasiliense.
Ele ressalta que a feira de adoção promove o amor ao criar uma ponte entre os animais e suas novas famílias, deixando uma marca especial nesta edição do evento.
Agronegócio e cultura
Em 2024, a Expoabra movimentou R$ 9 milhões em negócios, e este ano a expectativa é superar esses números. O evento reúne produtores, criadores, empresários, pesquisadores e o público para atividades relacionadas ao agronegócio, além de ofertas comerciais, técnicas, culturais e gastronômicas, com shows de artistas nacionais.
No dia 4 de setembro, haverá apresentações de Pablo, Edson e Hudson e Galã do Piseiro. No dia 5, sobem ao palco as duplas Guilherme & Benuto, o ícone Amado Batista e Evoney Fernandes, conhecido como pai da seresta. A programação termina no dia 6 com Binho Seresteiro e outras atrações surpresa. Artistas locais também participam diariamente com shows no happy hour.