Uma explosão seguida de um incêndio ocorreu no Bloco C da Esplanada dos Ministérios, onde está localizado o Ministério da Igualdade Racial, na manhã desta terça-feira (25). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) mobilizou 12 viaturas e equipes da Brigada de Incêndio do prédio para atender ao incidente.
A explosão aconteceu na subestação de energia elétrica do ministério, provocando muita fumaça que se espalhou por todo o edifício. Uma pessoa sofreu queimaduras em cerca de 60% do corpo, sendo o caso mais grave, enquanto outras duas pessoas tiveram intoxicação por inalar fumaça. Ao todo, 27 pessoas receberam atendimento médico no local ou em hospitais.
O prédio foi rapidamente evacuado com o auxílio de militares e brigadistas, assegurando a segurança de funcionários e visitantes. As vítimas foram atendidas conforme a gravidade dos seus ferimentos, e seis delas foram levadas para hospitais. A subestação continuava energizada, motivo pelo qual a empresa Neoenergia enviou uma equipe para desligar a rede elétrica.
A Polícia Militar do Distrito Federal e a perícia do CBMDF foram acionadas para investigar as causas da explosão, que ainda são desconhecidas. O atendimento às vítimas priorizou casos de queimaduras, inalação de fumaça e intoxicação.
