25.5 C
Brasília
terça-feira, 25/11/2025




Exército prende generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.6 °
25.4 °
62 %
5.7kmh
40 %
ter
25 °
qua
28 °
qui
29 °
sex
27 °
sáb
28 °

Em Brasília

O Exército confirmou nesta terça-feira, 25 de novembro, a detenção dos generais Augusto Heleno Ribeiro Pereira e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Ambos foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido à participação em um esquema golpista que tentou anular o resultado das eleições de 2022.

Os generais foram levados ao Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, onde existem celas específicas preparadas para eles. Segundo comunicado do Centro de Comunicação Social do Exército, os oficiais foram conduzidos à sede do CMP e, após os trâmites legais, permanecem nas instalações militares.

A rotina dos generais seguirá as normas estabelecidas para a custódia de militares. As celas no CMP contam com cama, banheiro e ar-condicionado, podendo receber televisão e frigobar mediante autorização judicial.

Esta é a primeira vez na história do Brasil que generais de alta patente são presos por tentativa de golpe contra o Estado. A Primeira Turma do STF julgou-os como integrantes do “núcleo essencial” de uma organização criminosa com o objetivo de impedir a posse do presidente eleito em 2022.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, Augusto Heleno e Paulo Sérgio fizeram parte do grupo que liderava ações visando a supressão violenta da ordem democrática. As acusações incluem golpe de Estado, dano qualificado, organização criminosa e dano a patrimônio histórico.




Veja Também