As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram nesta sexta-feira (10/10) que o acordo de cessar-fogo firmado entre Israel e o Hamas já está em vigor e que seus soldados começaram a se retirar para as posições estabelecidas no acordo.
Em uma declaração nas redes sociais, o exército declarou que as forças estão se reposicionando em preparação ao cessar-fogo e ao retorno dos reféns.
Cessar-fogo firmado
O documento que oficializa a primeira fase do acordo de paz na Faixa de Gaza foi assinado por Israel e Hamas, exatamente dois anos após o início da guerra.
O acordo de paz foi divulgado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O plano, apresentado em 29 de setembro, foi aceito pelos dois lados do conflito.
No entanto, as tropas do Comando Sul permanecem na área para eliminar ameaças imediatas, conforme comunicado da IDF.
Detalhes do acordo
A primeira fase, mediada pelos Estados Unidos, Egito, Catar e Turquia, inclui o cessar-fogo imediato, a retirada gradual das tropas israelenses da Faixa de Gaza e o fim do bloqueio israelense à entrada de ajuda humanitária no território palestino.
O acordo também determina o retorno dos reféns israelenses ainda detidos, vivos ou mortos, no enclave palestino, dentro de 72 horas após a aceitação de Israel. Além disso, prevê a libertação de cerca de 2 mil prisioneiros palestinos após a devolução dos reféns e a concessão de anistia para membros do Hamas que concordarem em se desarmar.
Concluída a primeira fase do acordo, as próximas etapas do plano de paz serão discutidas e implementadas.