O chefe de comércio eletrônico do Reino Unido, Joshua Ma, renunciará ao cargo, de acordo com relatórios
O TikTok diz que está investigando comentários supostamente feitos por um executivo sênior depreciando o conceito de licença maternidade, em meio a relatos de que ele está se afastando de seu cargo.
Joshua Ma, chefe da divisão de comércio eletrônico da empresa na Europa, disse aos funcionários que, como “capitalista”, ele “não acreditava” que as empresas deveriam oferecer licença maternidade, de acordo com uma reportagem do Financial Times na quarta-feira .
Em um comunicado, um porta-voz do TikTok disse: “Estamos investigando supostas declarações e ações para determinar se houve uma violação das políticas da empresa”.
De acordo com o FT , Ma vai “tirar uma folga” e “recuar” de seu atual cargo no Reino Unido.
Os comentários de Ma foram relatados no contexto do lançamento instável do serviço TikTok Shop da empresa, que chegou ao Reino Unido em outubro. O recurso, que permite aos criadores do TikTok hospedar uma experiência de compra ao vivo no estilo QVC, faz parte de uma oferta bem-sucedida no aplicativo irmão chinês do TikTok, Douyin.
Mas enquanto os usuários do Douyin, bem como os usuários do TikTok Shop nos vários mercados asiáticos onde foi lançado pela primeira vez, saltaram para o serviço, no Reino Unido ele tem lutado para ganhar força. Hosts e marcas são regularmente subsidiados pelo TikTok, que oferece grandes descontos nas vendas, mas não conseguiu atrair um público regular.
Pior, as vendas com preços bons demais para ser verdade são prejudicadas por outros itens cujos preços são realmente bons demais para ser verdade: a plataforma está lutando com um problema de falsificação, deixando os usuários incertos se um secador de cabelo Dyson no valor de £ 450 é vendendo por £ 14 por causa de um subsídio ou uma fraude.
“Estamos constantemente aprendendo, iterando e melhorando nosso serviço, o que inclui explorar uma variedade de opções de produtos, preços, categorias e mercados”, disse o TikTok. “Somos guiados por nossa comunidade, criadores e comerciantes sobre o que eles procuram na plataforma e trabalhamos para melhorar nosso serviço de acordo.”
As dificuldades levaram a um êxodo de funcionários da operação do Reino Unido, com metade da equipe de 40 membros deixando o cargo nos oito meses desde o lançamento do serviço.
“O TikTok Shop está operando no Reino Unido há apenas alguns meses e estamos investindo rapidamente na expansão dos recursos, estruturas e processos para oferecer uma experiência positiva aos funcionários”, disse a empresa.
“Exemplos incluem um programa holístico de integração para novos membros; pesquisas regulares de funcionários para solicitar e agir feedback direto; e programas dedicados de treinamento, orientação e reconhecimento para apoiar e celebrar o desenvolvimento e as conquistas profissionais.”