Um ex-soldado do Exército Brasileiro que atuou no 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, conhecido como “Esquadrão General Casales”, foi detido pela Divisão de Análise de Crimes Virtuais da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Ele e um comparsa participaram de fraudes eletrônicas bancárias, que levaram ao desvio de cerca de R$ 100 mil de uma instituição financeira.
As investigações revelaram que parte do dinheiro desviado foi rapidamente enviado para contas de “testas de ferro” ou “contadores”, pessoas que cedem suas contas bancárias em troca de ganhos ilegais, facilitando a lavagem de dinheiro e dificultando o rastreamento das operações.
Esse tipo de prática vem se tornando frequente, apoiando esquemas criminosos que causam prejuízos a milhares de pessoas e complicam o trabalho das autoridades. Em depoimento, um dos envolvidos admitiu que receberia uma comissão pelo envolvimento na fraude bancária.
Vila Militar
Nas ações policiais, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, como celulares e chips de telefone, que serão submetidos a perícia para obter provas digitais contidas nos dispositivos.
Os acusados foram presos dentro de uma agência bancária situada na Vila Militar, no Setor Militar Urbano (SMU), e responderão por associação criminosa, furto qualificado por fraude e lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar 20 anos de prisão.