17.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

Ex-presidente francês Sarkozy vai cumprir pena de 5 anos em prisão a partir de 21 de outubro

Brasília
nuvens dispersas
17.5 ° C
17.5 °
16.7 °
94 %
1kmh
40 %
qui
29 °
sex
25 °
sáb
24 °
dom
25 °
seg
24 °

Em Brasília

Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, foi condenado a cinco anos de reclusão por envolvimento em crimes que incluem organização criminosa e financiamento ilegal de campanha, ligados a acordos feitos com o antigo líder da Líbia, Muammar Gaddafi. A detenção do ex-presidente começará na próxima semana, conforme anunciado na mídia francesa em 13 de outubro.

Sarkozy governou a França entre 2007 e 2012 e deverá iniciar o cumprimento da pena no dia 21 de outubro na prisão de La Santé, em Paris, conforme decisão da Justiça francesa.

As acusações indicam que o ex-líder francês realizou acordos financeiros na primeira década dos anos 2000 com Gaddafi, que financiou ilegalmente sua campanha presidencial em 2007. Em troca desse apoio, Sarkozy teria se comprometido a auxiliar na reintegração da Líbia na comunidade internacional.

Em setembro, a Justiça francesa confirmou a condenação e fixou a pena de cinco anos de prisão para o ex-presidente.

Desde o fim do seu mandato, Sarkozy passou a enfrentar múltiplas investigações e processos judiciais. Além do caso relacionado ao financiamento ilícito vindo de Gaddafi, ele responde a outras duas sentenças criminais que envolvem corrupções, ilegalidades em financiamento eleitoral e influência indevida.

Veja Também