20.5 C
Brasília
quarta-feira, 28/01/2026

Ex-presidente da Bolívia é liberada após 4 anos presa

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
20.5 °
78 %
2.1kmh
0 %
qua
29 °
qui
28 °
sex
25 °
sáb
23 °
dom
19 °

Em Brasília

A ex-presidente da Bolívia, Jeanine Áñez Chávez, foi solta nesta quinta-feira (6/11), depois que o Supremo Tribunal de Justiça do país anulou a condenação que a mantinha presa por 10 anos.

Detida por quatro anos e oito meses, Áñez enfrentava acusações de liderar um golpe contra Evo Morales, seu antecessor. Contudo, a Justiça decidiu transferir o julgamento para o legislativo.

Na quarta-feira (5/11), o Supremo confirmou a anulação da sentença. Pouco depois, o Primeiro Juiz de Execução Criminal de La Paz, José Luis Cayoja, ordenou a libertação da ex-presidente, que saiu do Centro de Orientação Feminina Miraflores, em La Paz, segurando a bandeira da Bolívia e acompanhada por seus filhos.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Rómer Saucedo, declarou que as informações do processo indicam que Áñez deveria ter sido julgada por improbidade administrativa. Ele argumentou que o julgamento anterior não se baseou em jurisdição adequada e que os juízes responsáveis pela condenação cometeram graves violações constitucionais.

Além disso, os juízes que não consideraram provas relacionadas ao chamado “vácuo de poder” foram removidos por decisão dos legisladores.

Veja Também