O ex-estagiário da Embrapa, Enzo Cardoso Vaz Ribeiro, de 22 anos, invadiu as instalações da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizada na Asa Norte, e feriu o ex-namorado, um pesquisador de 25 anos da instituição. Antes de desferir cinco golpes de faca, Enzo utilizou spray de pimenta contra a vítima.
O incidente aconteceu por volta das 12h40 da última segunda-feira (6/10) e está sob investigação da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central). Conforme a Polícia Civil, o motivo do ataque estaria relacionado ao ciúme, uma vez que Enzo não aceitou o término do relacionamento.
As apurações revelam que Enzo vinha perseguindo o ex-namorado e foi visto por testemunhas observando a entrada do laboratório onde o pesquisador trabalha momentos antes do ataque.
Em depoimento, o pesquisador relatou que já havia registrado boletins de ocorrência contra o ex-companheiro devido às perseguições frequentes.
No momento da agressão, uma colega pesquisadora gritou por socorro, e um outro servidor conseguiu conter Enzo até a chegada da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Os policiais efetuaram a prisão do agressor e o levaram para a delegacia. O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio.
Duas facas foram apreendidas com Enzo — uma estava oculta em sua mochila.
A vítima recebeu atendimento médico e foi encaminhada ao Hospital de Base do Distrito Federal em estado grave, mas seu quadro evoluiu para estabilidade.
Versão do agressor
Durante o depoimento, Enzo alegou que era alvo de perseguição e difamação por parte da vítima. Também afirmou estar na Embrapa porque ainda atuava como estagiário. Comentou que houve uma discussão por mensagens e que, ao chegar ao local, os desentendimentos continuaram dentro do laboratório.
De acordo com ele, o pesquisador teria iniciado a agressão e ameaçado usar um objeto contra si, motivo pelo qual Enzo teria se antecipado, pegando uma faca disponível no local e desferindo os golpes.
Enzo teve sua prisão convertida em preventiva e foi indiciado por tentativa de homicídio. A Polícia Civil apreendeu seu celular e solicitou a quebra do sigilo telefônico para aprofundar as investigações.
Nota da Embrapa
Em nota oficial, a Embrapa confirmou o incidente ocorrido em suas dependências e informou que o ex-bolsista responsável pela agressão foi desligado da instituição em julho, ocasião em que teve seu crachá recolhido.
“Não há registro de autorização para a entrada do agressor na Embrapa no dia do ocorrido. A instituição está investigando como ele conseguiu acessar o local sem permissão”, declarou a empresa.
A gestão da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia lamentou profundamente o episódio e reafirmou seu compromisso em colaborar integralmente com as autoridades para o completo esclarecimento dos fatos.