Federica Mogherini, antiga chefe da diplomacia da União Europeia (UE) e atual reitora do Colégio da Europa, foi detida nesta terça-feira (2/12) em Bruxelas, Bélgica, sob suspeita de fraude. A prisão aconteceu junto com outras duas pessoas durante buscas realizadas pela polícia belga a pedido da Procuradoria Europeia.
A italiana de 52 anos foi presa na capital da Bélgica juntamente com o vice-diretor do Colégio da Europa, instituição que forma diplomatas e funcionários para a administração da UE, e Stefano Sannino, ex-secretário-geral do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) entre 2021 e 2024.
Os suspeitos podem permanecer sob custódia por até 48 horas antes de serem apresentados a um juiz.
O Ministério Público Europeu informou que as buscas foram feitas no Colégio da Europa, localizado em Bruges, e nas instalações do SEAE em Bruxelas. A investigação foca em um programa de nove meses para formação de diplomatas e em um concurso público realizado entre 2021 e 2022 para escolher a instituição responsável por essa formação, vencido pelo Colégio da Europa.
As fraudes em investigação envolvem cerca de 650 mil euros (aproximadamente 4 milhões de reais). A Promotoria investiga se o Colégio da Europa ou seus representantes tiveram conhecimento prévio dos critérios de seleção do processo de licitação ou se tinham razões para esperar serem escolhidos antes da publicação oficial do edital.
Há fortes suspeitas de violação das regras de concorrência justa e de compartilhamento de informações confidenciais entre concorrentes. Os atos investigados podem configurar fraude em contratos públicos, corrupção, conflito de interesses e quebra do sigilo profissional.
Federica Mogherini está à frente do Colégio da Europa desde 2020 e assumiu também em 2022 a direção da Academia Diplomática da UE.
Quem é Federica Mogherini?
Federica Mogherini foi Alta Representante da União Europeia para Política Externa e Segurança entre 2014 e 2019, dirigindo o corpo diplomático da UE e acumulando o cargo de vice-presidente da Comissão Europeia. Antes disso, foi parlamentar na Itália por seis anos e teve uma breve passagem como ministra das Relações Exteriores do país em 2014.
Desde 2020, ela lidera o Colégio da Europa e, desde 2022, também a Academia Diplomática da União Europeia. Teve papel importante como representante europeia no SEAE.
Sobre o Colégio da Europa e o SEAE
O Colégio da Europa é uma instituição de ensino de pós-graduação criada em 1949, com o objetivo de formar diplomatas e funcionários para instituições europeias, promovendo a cooperação e compreensão entre países europeus. Seu campus principal está localizado em Bruges, Bélgica, com outras unidades em Varsóvia, Polônia, e Tirana, Albânia.
O Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) é o órgão diplomático que apoia o comissário de política externa da União Europeia. Criado em 2010, ele é responsável por conduzir as relações internacionais da UE. Em 2023, o orçamento do SEAE foi de aproximadamente 880,2 milhões de euros, equivalente a cerca de 5,4 bilhões de reais.

