Francisco Lima Neto
FolhaPress
João Ricardo Mendes, fundador e ex-CEO da Hurb (antigo Hotel Urbano), foi detido em um aeroporto no Ceará na noite de segunda-feira (5).
Segundo a Polícia Militar, Mendes foi preso no Aeroporto Regional de Jericoacoara, em Cruz, ao tentar embarcar para Guarulhos, São Paulo, usando um documento falso.
Funcionários da companhia aérea e da segurança do aeroporto desconfiaram da documentação e chamaram os policiais.
Mendes estava com uma tornozeleira eletrônica que, conforme a polícia, não tinha bateria.
Ele foi levado à Delegacia Regional de Acaraú, onde um inquérito policial foi aberto. A prisão ocorreu com base no artigo 304 do Código Penal Brasileiro, que trata do uso de documento falso.
A Folha tenta contato com a defesa do empresário.
Crise na Hurb
A Hurb, empresa criada por Mendes, enfrenta dificuldades desde 2023, com processos judiciais e reclamações de clientes por cancelamentos e falta de reembolso.
Em setembro de 2024, a plataforma apresentou um sistema para negociar dívidas com os consumidores. No mesmo ano, Mendes e outros sócios passaram a responder a processos por estelionato, acusados de não devolver quase R$ 4.000 para uma cliente.
Em abril do ano passado, Mendes foi preso em flagrante por furtar obras de arte e objetos de um hotel e de um escritório de arquitetura na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele foi libertado em julho.
