19.5 C
Brasília
sexta-feira, 03/10/2025




Evite bebidas destiladas, alerta Ministério da Saúde

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
14.5 °
42 %
1.5kmh
0 %
sex
31 °
sáb
31 °
dom
31 °
seg
33 °
ter
34 °

Em Brasília

Brasília, 02 – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomendou que a população evite consumir bebidas alcoólicas destiladas por conta dos riscos de intoxicação. Atualmente, o Brasil registrou 59 casos suspeitos de intoxicação por metanol após o consumo dessas bebidas, dos quais 11 foram confirmados.

Padilha destacou que, como médico e ministro, aconselha não ingerir bebidas destiladas, principalmente as incolores, se não tiver certeza da procedência. Ele ressaltou que evitar essas bebidas não prejudica ninguém.

O ministro explicou que a recomendação é direcionada às bebidas destiladas, não incluídas as cervejas, que apresentam características que dificultam adulterações, como gás e tampas descartáveis. Ainda assim, houve casos de intoxicação com cerveja em situações atípicas de produção.

Até agora, houve 53 casos em São Paulo, 5 em Pernambuco e 1 no Distrito Federal, com um óbito confirmado em São Paulo. Além disso, sete mortes estão em investigação em Pernambuco e São Paulo.

Alexandre Padilha informou que o Ministério da Saúde vai aumentar os estoques de etanol farmacêutico para tratamento, comprando 4.300 ampolas, além de adquirir 5 mil tratamentos completos.

A pasta solicitou à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a doação de 100 tratamentos de fomepizol, um antídoto para casos graves que não possui registro no Brasil. Também pretende comprar até 1000 tratamentos para formar um estoque nacional.

Devido ao aumento dos casos incomuns, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está entrando em contato com agências reguladoras internacionais para buscar produtores do antídoto fomepizol.

Fonte: Estadão Conteúdo




Veja Também