Estudantes, professores, servidores e profissionais da saúde participaram, nesta terça-feira (21), da II Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do Distrito Federal. O evento, organizado pela Escola de Saúde Pública do DF (ESP/DF), contou com cerca de 250 inscrições e foi realizado no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), com a presença de gestores e representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Na abertura, a diretora da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, expressou sua satisfação em participar do evento, ressaltando que ele fortalece o SUS e enfatiza a importância da integração entre ensino, serviço e comunidade. Ela destacou também o papel das 26 instituições parceiras, que contribuem financeiramente para a SES e Fepecs, promovendo melhorias e investimentos em práticas e eventos como este.
A diretora da ESP/DF, Fernanda Monteiro, lembrou o sucesso da primeira edição em 2024 e destacou que este ano o número de trabalhos inscritos dobrou. Para ela, isso mostra que o evento aproxima a academia, o serviço e a comunidade. Fernanda mencionou as premiações para os melhores trabalhos e a comissão responsável pela avaliação, reforçando a importância da colaboração entre instituições públicas e privadas para fortalecer o SUS.
O representante do Conass, Haroldo Pontes, elogiou a iniciativa e comentou que todos os estudantes presentes já são vencedores por conhecerem e apoiarem o SUS apesar dos desafios. Ele também convidou os estudantes a participarem de uma reunião no Conass na próxima semana para ampliar a premiação dos trabalhos.
A representante da SES/DF, Mabele Roque, destacou que estagiar em unidades da secretaria e conhecer políticas públicas desde o início da formação é um privilégio. Incentivou os estudantes a aproveitarem o aprendizado e a experiência do evento, além de convocá-los a participar de concursos para aumentar o quadro de trabalhadores no SUS.
Dinâmica e premiação
Já na sua segunda edição, a Mostra integra o calendário oficial da ESP/DF, promovendo experiências positivas de estudantes, professores e supervisores nos cenários da Secretaria de Saúde do DF. Foram apresentadas pesquisas sobre educação em saúde, segurança do paciente, ensino-aprendizagem, atenção primária, vigilância de doenças, saúde mental, uso de álcool e outras drogas, e gestão em saúde.
A gerente de Integração Ensino-Serviço da ESP/DF, Elaine Takenaka, uma das organizadoras, contou que após a primeira edição em 2024 já iniciou o planejamento desta, priorizando um ambiente produtivo e descontraído. A Mostra recebeu 115 trabalhos nas categorias graduação e ensino técnico, dos quais 20 foram selecionados para apresentação e avaliação.
Os vencedores de primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria ganharão participação custeada em congressos nacionais e internacionais de saúde, assim como seus supervisores. A premiação inclui também estudantes, professores e representantes da SES e do Núcleo de Educação Permanente da Região de Saúde.
*Informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)