O Distrito Federal acolheu, entre os dias 1º e 3 deste mês, o 4º Ciclo Formativo da Renalfa, uma rede nacional que busca unir esforços para melhorar a alfabetização das crianças brasileiras. Este evento faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), criado pelo Decreto nº 11.556/2023, que visa garantir o direito de todas as crianças de aprender a ler e escrever.
A cerimônia de abertura contou com a presença da Kátia Helena Schweickardt, secretária nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); do João Paulo Mendes de Lima, coordenador-geral de Alfabetização do MEC; e da Iêdes Braga, subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), entre outras autoridades.
Iêdes Braga ressaltou a importância da política pública: “O compromisso Criança Alfabetizada é uma das políticas mais importantes que temos no país. No Distrito Federal, o programa Alfaletrando tem a missão de alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Alfabetizar no tempo certo ajuda a evitar muitos problemas no futuro”.
No primeiro dia do evento, estudantes da Escola Classe 12 de Taguatinga apresentaram o espetáculo O Rei Leão, como parte da programação cultural.
Kátia Schweickardt destacou a importância da cooperação entre os estados: “Temos trabalhado com a Renalfa desde 2023 como um piloto do Sistema Nacional de Educação aprovado recentemente. Essa articulação não poderia ser feita só em Brasília, é necessário envolver todo o Brasil. Construímos essa rede envolvendo pessoas de diferentes regiões”.
Os ciclos formativos da Renalfa promovem a capacitação e o trabalho conjunto entre gestores e técnicos de todo o país. Eventos anteriores foram realizados em cidades como Curitiba, Belém, João Pessoa, Vitória, Juiz de Fora, Salvador, Manaus e Rio de Janeiro.
João Paulo Mendes de Lima comemorou os avanços e falou sobre o planejamento para 2026: “Este encontro é um sinal para que estados e municípios atuem juntos, desenvolvendo ações coordenadas que garantam o direito de todas as crianças serem alfabetizadas de forma eficaz”.
Informações da Secretaria de Educação (SEEDF)

