Entre os dias 1º e 3 deste mês, o Distrito Federal sediou o 4º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação, Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). Este encontro faz parte da estratégia para colocar em prática o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), criado pelo Decreto nº 11.556/2023. O objetivo é unir esforços do governo federal, estados, Distrito Federal e municípios para garantir que todas as crianças brasileiras aprendam a ler.
A cerimônia de abertura teve a presença da secretária nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Helena Schweickardt; do coordenador-geral de Alfabetização do MEC, João Paulo Mendes de Lima; e da subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), Iêdes Braga, que representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além de outras autoridades.
Iêdes Braga ressaltou a importância desta política pública: “O compromisso Criança Alfabetizada é uma das principais políticas existentes no país. Aqui no Distrito Federal, temos o programa de Alfabetização e Letramento [Alfaletrando], que visa alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Quando as crianças aprendem a ler na idade certa, evitamos muitos outros problemas.”
No primeiro dia do evento em Brasília, estudantes da Escola Classe 12 de Taguatinga apresentaram a peça O Rei Leão como parte da programação cultural.
Kátia Schweickardt destacou a importância de continuar o trabalho conjunto: “Desde 2023 estamos testando essa experiência com a Renalfa, que serve de base para o Sistema Nacional de Educação recentemente aprovado. Não era possível fazer essa articulação só em Brasília, precisávamos envolver todo o Brasil, costurando uma rede com pessoas de todo o país.”
Os ciclos formativos da Renalfa promovem a capacitação e a articulação entre gestores e técnicos de todo o Brasil. Encontros anteriores foram realizados em Curitiba, Belém, João Pessoa, Vitória, Juiz de Fora, Salvador, Manaus e Rio de Janeiro.
João Paulo Mendes de Lima celebrou os progressos alcançados e reforçou a importância do planejamento para 2026: “Este encontro é um sinal para que estados e municípios trabalhem juntos, desenvolvendo ações coordenadas e focadas nos resultados, garantindo o direito à alfabetização de todas as crianças.”
Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)

