A partir deste domingo (12/10), o tradicional carimbo no passaporte para quem visita a Europa deixa de ser utilizado por 29 países europeus, incluindo Portugal, França e Espanha.
Esta substituição acontece porque o carimbo físico será trocado por um sistema eletrônico inovador.
Batizado de Sistema de Entrada/Saída (EES), o mecanismo identifica os viajantes por meio de dados biométricos, como reconhecimento facial e digitais. A União Europeia afirma que o intuito é acelerar a passagem nas fronteiras e reforçar a segurança.
Este procedimento vale para cidadãos que não pertencem a países da União Europeia, assim como para pessoas oriundas da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
O EES abrange também viajantes que não precisam de visto para estadias curtas nos países participantes e os que necessitam de visto para permanência de até 90 dias.
Modo de operação do EES
Agentes de controle vão recolher informações pessoais dos visitantes, incluindo datas de entrada e saída. Para estes com visto curto, o sistema registrará somente a fotografia facial.
As impressões digitais serão armazenadas a partir do momento da solicitação do visto. Para visitantes sem essa necessidade, serão solicitadas quatro digitais e uma foto do rosto no momento da fronteira.
A implantação do sistema será progressiva, começando neste domingo e com previsão de conclusão até 9 de abril de 2026.
Lista dos países europeus que aderem ao EES:
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Croácia
- Tchéquia
- Dinamarca
- Estônia
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Holanda
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Romênia
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Suécia
- Suíça