22.5 C
Brasília
terça-feira, 29/04/2025




EUA vão liberar documentos sobre espionagem

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
22.5 °
20 °
80 %
1kmh
40 %
qua
25 °
qui
21 °
sex
24 °
sáb
26 °
dom
20 °

Em Brasília

gências de espionagem dos Estados Unidos planejam liberar já nesta semana documentos até agora sigilosos a respeito dos programas de espionagem da Agência de Segurança Nacional, revelados semanas atrás pelo ex-prestador de serviços Edward Snowden, e também materiais relativos a um tribunal secreto para assuntos de inteligência, disse uma fonte oficial nesta terça-feira (30).

A divulgação atende a um compromisso do diretor de Inteligência Nacional do país, James Clapper, no sentido de oferecer mais transparência ao público, disse a fonte à ag~encia de notícias Reuters, pedindo anonimato.

Snowden, refugiado agora num aeroporto de Moscou, na Rússia, causou constrangimento aos Estados Unidos ao revelar programas secretos que espionavam as comunicações telefônicas e digitais de milhões de pessoas no mundo todo.

Os documentos a serem divulgados incluirão também informações sobre a Corte de Vigilância da Inteligência Estrangeira, que sigilosamente toma decisões sobre solicitações governamentais para espionar.

O diretor da Agência de Segurança Nacional, general Keith Alexander, disse à Reuters que a comunidade de inteligência precisa “sempre equilibrar a segurança da nação com a transparência, mas nesse caso acho que (a revelação) é boa”.




Veja Também