O governo dos Eua deve tomar uma decisão sobre o futuro da Groenlândia na próxima semana, segundo declaração do secretário de Estado Marco Rubio.
De acordo com Rubio, representantes dos Eua, da Dinamarca e da Groenlândia irão se reunir para discutir a situação da ilha, que possui autonomia, mas está associada à Dinamarca.
O governo do então presidente Donald Trump mostrou interesse pela ilha há algum tempo, inclusive cogitando a possibilidade de compra ou anexação, mas Rubio não confirmou qualquer intenção de intervenção militar.
O encontro entre as partes visa discutir as próximas etapas para o relacionamento entre as nações envolvidas em relação à Groenlândia, que é estratégica devido à sua localização e riqueza natural.
A Dinamarca e a própria Groenlândia expressaram preocupação sobre as intenções dos Eua, e a premiê dinamarquesa Mette Frederiksen ressaltou que qualquer tentativa de ataque à ilha poderia colocar em risco alianças internacionais, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
