22.5 C
Brasília
sexta-feira, 01/08/2025

EUA sancionam líderes palestinos por apoio a reconhecimento internacional da Palestina

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
23.1 °
22.5 °
57 %
4.6kmh
0 %
sex
27 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
27 °

Em Brasília

O governo dos Estados Unidos reagiu recentemente à possibilidade de que novos países venham a reconhecer o Estado da Palestina. Como resposta, anunciaram sanções contra autoridades palestinas, medida divulgada na última quinta-feira (31/7) pela chancelaria americana.

De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, as punições são direcionadas a integrantes da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e da Autoridade Palestina (AP), esta última responsável pela administração da Cisjordânia ocupada.

O governo norte-americano, então sob a administração do presidente Donald Trump, acusa essas organizações de tentar levar seu conflito com Israel para instâncias internacionais, por exemplo, por meio de processos judiciais no Tribunal de Haia, além de suposto apoio a ações terroristas palestinas.

Entre as penalidades aplicadas está a restrição de emissão de vistos para os membros da OLP e da AP.

Essa iniciativa do governo dos Estados Unidos ocorre em um momento em que há esforços globais para cessar a guerra na Faixa de Gaza. Destacam-se movimentos de algumas nações, como França, Reino Unido e Canadá, que manifestaram intenção de reconhecer oficialmente o Estado da Palestina.

Além disso, um grupo formado por 17 países, incluindo o Brasil, se posicionou a favor do reconhecimento da Palestina. Em uma conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), essas nações defenderam também o desarmamento do grupo Hamas e a transferência do controle da região para a Autoridade Palestina (AP).

Veja Também