25.5 C
Brasília
terça-feira, 25/11/2025




EUA, Rússia e Ucrânia precisam aumentar negociações

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.6 °
25.4 °
62 %
5.7kmh
40 %
ter
25 °
qua
28 °
qui
29 °
sex
27 °
sáb
28 °

Em Brasília

A Casa Branca disse nesta terça-feira (25/11) que é essencial a realização de mais rodadas de negociação entre os Estados Unidos, a Ucrânia e a Rússia para firmar um acordo de paz que possa pôr fim ao conflito. A secretária de imprensa Karoline Leavitt declarou nas redes sociais que, apesar dos avanços importantes dos últimos dias, ainda existem detalhes delicados, porém superáveis que devem ser resolvidos.

“Na última semana, os Estados Unidos avançaram significativamente rumo a um acordo de paz, levando Ucrânia e Rússia à mesa das conversas. Existem alguns pontos delicados, mas que podem ser superados, que precisam ser resolvidos e demandarão novas negociações entre os três países”, afirmou Leavitt.

Essas declarações refletem o que o secretário de Estado Marco Rubio comentou no último domingo (23/11), em Genebra, ao falar sobre o progresso das negociações feitas pelo governo norte-americano. “Os pontos pendentes não são impossíveis de resolver. Apenas precisamos de mais tempo do que o disponível atualmente”, destacou.

Encontros em Abu Dhabi

Entretanto, representantes dos Estados Unidos e da Rússia estão reunidos em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para avaliar a proposta de paz apresentada pelos americanos. A delegação dos EUA é liderada pelo secretário do Exército, Dan Driscoll. As conversas começaram na noite de segunda-feira (24/11) e devem continuar nesta terça-feira (25/11).

Este encontro sucede a reunião entre Driscoll, Rubio e diplomatas ucranianos em Genebra, onde foram discutidos os termos iniciais da proposta americana. Além disso, a expectativa é que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, faça uma visita a Washington ainda esta semana para tratar dos pontos mais controversos do documento.

Posição de EUA e Ucrânia

De acordo com Dan Driscoll, a Ucrânia já aceitou o acordo, restando apenas detalhes menores a serem ajustados. Essa declaração durante as reuniões em Abu Dhabi é mais otimista do que o que havia sido publicamente manifestado por autoridades ucranianas.

Rustem Umerov, secretário de segurança nacional da Ucrânia, publicou em suas redes sociais que as delegações “alcançaram um consenso sobre os principais termos tratados em Genebra”, mas ressaltou que ainda há etapas importantes a serem cumpridas e que Kiev conta com o suporte europeu para os passos seguintes.




Veja Também