Uma captura de tela revelou um ataque realizado pelos Estados Unidos contra uma embarcação suspeita no Oceano Pacífico – imagem fornecida pelo Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM).
O ataque ocorreu nesta sexta-feira (23/1) contra um barco suspeito de transportar drogas. Conforme informaram os militares dos EUA, entre os quatro tripulantes, três perderam a vida, enquanto um ainda está desaparecido e sendo procurado pelas autoridades.
Este novo ataque faz parte de uma série de operações realizadas por Washington contra embarcações na região do Pacífico e Caribe desde o segundo semestre de 2025.
Naquela época, durante a administração Trump, foi iniciada uma mobilização militar na América Latina com a intenção de combater o tráfico de entorpecentes na área.
Entre as ações tomadas, a operação Lança do Sul levou à detenção do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e de sua esposa, Cilia Flores. Ambos enfrentam acusações relacionadas ao tráfico de drogas nos Estados Unidos, onde aguardam julgamento desde o início do mês.
Até o momento, mais de 30 ataques semelhantes já foram realizados em águas do Caribe e do Oceano Pacífico. Contudo, assim como em ocasiões anteriores, o governo dos EUA não apresentou evidências definitivas que comprovem a relação do barco atacado nesta semana com o tráfico internacional de drogas.
