30.5 C
Brasília
quarta-feira, 15/10/2025

EUA prometem armas poderosas para Ucrânia e alertam Rússia

Brasília
nuvens dispersas
30.5 ° C
30.5 °
30.5 °
37 %
3.1kmh
40 %
qua
29 °
qui
31 °
sex
34 °
sáb
33 °
dom
31 °

Em Brasília

O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, garantiu o envio de poder de fogo à Ucrânia, oferecendo apoio militar com armamentos americanos. Em um encontro realizado nesta quarta-feira (15/10) na sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), localizada na Bélgica, Hegseth avisou que a Rússia sofrerá consequências se continuar atacando território ucraniano e não buscar um acordo de paz.

“O Mark Rutte, secretário-geral da Otan, mencionou o poder de fogo, e é isso que está por vir”, disse ele. “Um dos instrumentos é a PURL (Lista de Requisitos Priorizados da Ucrânia), que envolve países europeus com armas americanas integradas à Otan para apoiar a luta na Ucrânia e tentar resolver o conflito. Uma lição tirada do ex-presidente Trump é a busca por paz através da força”, ressaltou Hegseth.

As declarações acontecem em um momento em que Ucrânia e Estados Unidos negociam o fornecimento de mísseis Tomahawk, armamento de longa quilometragem subsônico com capacidade nuclear, ainda que não mencionado diretamente. O líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, acredita que esses mísseis poderiam pressionar Putin a concluir a guerra.

Junto a Mark Rutte, Hegseth esclareceu que os armamentos americanos são adquiridos por meio da PURL, que já garantiu US$ 2 bilhões para assistência militar à Ucrânia desde sua criação. Ele afirmou que serão tomadas providências caso Putin não aceite dialogar.

“Se esta guerra persistir e não houver uma rota rápida para a paz, os Estados Unidos e seus parceiros adotarão medidas para responsabilizar a Rússia por sua agressão contínua. Se isso se tornar necessário, o Departamento de Guerra dos EUA está preparado para agir da maneira que só os EUA conseguem”, declarou Hegseth.

As dificuldades em resolver questões territoriais e a recusa de Vladimir Putin em negociar dificultam um cessar-fogo imediato. Zelensky alertou que, caso não haja acordo, as autoridades russas terão que buscar proteção em abrigos antiaéreos.

Veja Também