CAROLINA LINHARES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, afirmou que a decisão do governo de Donald Trump de impedir a entrada nos Estados Unidos do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e de “seus aliados” é uma resposta direta às decisões judiciais brasileiras.
Essa proibição foi anunciada na noite de sexta-feira (18) e veio logo após a Polícia Federal agir contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã do mesmo dia. Moraes determinou que Bolsonaro, acusado de planejar um golpe em 2022, use uma tornozeleira eletrônica.
Para Lindbergh Farias, a medida de Trump visa especialmente essa punição com a tornozeleira. “É uma tentativa de pressionar os juízes e interferir na soberania do Brasil. Um ato inaceitável contra um Poder da República”, declarou no X.
Ele completou que essa ação mostra o crescimento da ofensiva internacional da direita extrema contra o Judiciário do Brasil.
“A aliança entre bolsonarismo e trumpismo ultrapassou todos os limites. Transformaram um processo legal em chantagem diplomática. O Brasil não vai se submeter. Vamos proteger nossas instituições, a democracia e a soberania!”, finalizou Lindbergh Farias.