O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que a decisão dos Estados Unidos de enviar navios militares para a costa da Venezuela gera um ‘fator de tensão’ na América Latina e no Caribe. A fala ocorreu durante encontro com líderes do Brics na manhã desta segunda-feira (8/9).
Durante seu discurso, o petista destacou que questões ligadas à segurança pública não devem ser usadas como justificativa para intervenções que desrespeitem o direito internacional.
“A América Latina e o Caribe decidiram, desde 1968, ser uma região livre de armas nucleares. Há quase quatro décadas, somos uma Zona de Paz e Cooperação. A presença de forças armadas da principal potência mundial no Mar do Caribe gera uma tensão incompatível com a vocação pacífica da região”, ressaltou o presidente.
Nos últimos tempos, as tensões entre Nicolás Maduro e o então líder americano Donald Trump aumentaram após o envio de navios militares dos EUA para as proximidades da Venezuela. Essa ação foi justificada pelo governo americano com o objetivo de conter as atividades de grupos narcotraficantes sul-americanos.
Na semana passada, a estratégia foi intensificada com a chegada de 10 aviões de caça F-35 ao Caribe. O presidente venezuelano solicitou que os Estados Unidos diminuíssem as tensões para evitar um conflito militar de grande repercussão.