O governo dos Estados Unidos realizou recentemente um novo ataque contra um barco no mar do Caribe, resultando na morte de quatro pessoas. A ação, divulgada pela rede americana CBS News, ocorreu na quinta-feira (13/11).
Se confirmado, este será o vigésimo ataque feito pelas forças americanas na América Latina neste ano. Nos últimos meses, o exército norte-americano tem feito bombardeios em embarcações na região do Caribe e do Oceano Pacífico, alegando combater o ‘narcoterrorismo’.
O ataque anterior aconteceu em 7 de novembro e matou três pessoas, conforme informou o Pentágono. Estima-se que cerca de 80 pessoas tenham morrido em toda a ofensiva americana.
Na quarta-feira (12/11), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que as operações na América Latina têm o objetivo de proteger os interesses americanos liderados pelo presidente Donald Trump.
Atualmente, a região é monitorada por uma frota de navios de guerra, incluindo o porta-aviões USS Gerald R. Ford, e caças F-35 foram enviados para uma base dos Estados Unidos em Porto Rico.
A administração de Donald Trump intensificou sua luta contra o tráfico de drogas na América Latina tendo como principal foco o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Acusado de liderar o cartel venezuelano Los Soles, Maduro tem uma recompensa de US$ 50 milhões por sua captura.
Essa organização foi recentemente classificada como terrorista pelos Estados Unidos, o que permitiu ao governo americano justificar intervenções militares em países vizinhos para combater o tráfico internacional de drogas. No fim de outubro, o presidente americano prometeu ações terrestres contra cartéis na região, porém tais operações ainda não foram realizadas.
