A embaixada dos Estados Unidos informou que os candidatos aos vistos dos tipos F, M e J precisarão configurar seus perfis nas redes sociais para o modo público. Esta determinação foi anunciada no domingo, 24 de agosto, através de uma publicação oficial nas redes sociais.
De acordo com o comunicado, "Essa medida possibilita realizar todas as verificações necessárias para confirmar se o candidato cumpre os requisitos para entrada nos Estados Unidos".
Os vistos afetados são destinados a estudantes, participantes de intercâmbios culturais e acadêmicos, além de especialistas e técnicos vocacionais. Apesar da notificação, a embaixada não detalhou os métodos para essas verificações nem especificou quais plataformas de redes sociais serão avaliadas.
Na quinta-feira, 21 de agosto, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, já havia anunciado a suspensão da emissão de vistos de trabalho para motoristas de caminhão, justificando o alto número de condutores estrangeiros no país.
Na mesma data, o departamento de Estado revelou que está revisando os registros de mais de 55 milhões de estrangeiros que possuem vistos válidos nos EUA, com a finalidade de identificar possíveis infrações que possam resultar na revogação do visto ou deportação dos indivíduos.
Segundo a Secretaria, "Todas as informações disponíveis estão sendo analisadas durante a verificação, incluindo registros policiais, de imigração ou quaisquer outros dados que possam indicar inelegibilidade após a emissão do visto".
Essas decisões são parte das políticas de imigração implementadas pelo governo Donald Trump e refletem as tensões nas relações diplomáticas com vários países, inclusive com o Brasil.