Os Estados Unidos e o Paraguai firmaram um acordo de cooperação visando simplificar o processo de solicitação de asilo, permitindo que requerentes façam seus pedidos de proteção diretamente no Paraguai, país governado por Santiago Peña. O anúncio foi feito na quinta-feira, dia 14 de agosto.
O acordo foi oficializado na cidade de Washington pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e pelo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano.
De acordo com o acordo denominado Terceiro País Seguro (STCA), indivíduos que buscam asilo nos EUA poderão apresentar seus pedidos no Paraguai, caso estejam de passagem por este país, considerado seguro, a caminho dos Estados Unidos.
Esse entendimento exige que imigrantes façam suas solicitações de proteção no primeiro país seguro por onde passam, e não no destino final, evitando assim o uso indevido do sistema de asilo americano.
Marco Rubio ressaltou que essa iniciativa tem o objetivo de evitar abusos no sistema de asilo dos Estados Unidos, alinhando-se às políticas migratórias da administração de Donald Trump.