O presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (30/7) a assinatura de um acordo comercial com a Coreia do Sul. Este acordo define a diminuição da tarifa cobrada pelos EUA sobre produtos coreanos, de 25% para 15%, vinculada a uma doação de US$ 350 bilhões vinda da Coreia do Sul para investimentos em empresas sob controle do governo norte-americano.
Nas palavras de Donald Trump na rede social Truth Social: “Estabelecemos uma tarifa de 15% para a Coreia do Sul, enquanto os Estados Unidos não aplicarão tarifas”.
Segundo Trump, os EUA firmaram um acordo integral e completo com a Coreia do Sul. A Coreia do Sul comprometeu-se também a comprar US$ 100 bilhões em Gás Natural Liquefeito e outros produtos energéticos, além de realizar grandes investimentos em solo norte-americano.
O montante definitivo será divulgado em até duas semanas, quando o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, se reunirá com Trump na Casa Branca para uma reunião bilateral.
Além disso, Trump ressaltou que o país asiático abrirá totalmente seu mercado ao comércio com os Estados Unidos, aceitando produtos americanos como automóveis, caminhões e itens agrícolas.
O anúncio do acordo ocorreu pouco tempo após Trump implementar um decreto que estipula um aumento de 40% em tarifas sobre produtos brasileiros, totalizando uma taxa de 50%. As novas tarifas terão início a partir de 6 de agosto.