32.5 C
Brasília
sexta-feira, 12/09/2025

EUA comentam decisão contra Bolsonaro

Brasília
céu pouco nublado
32.5 ° C
33.4 °
32.5 °
18 %
2.6kmh
20 %
sex
34 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
33 °
ter
32 °

Em Brasília

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou uma nota nesta sexta-feira (12/9) criticando a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro. Após sua condenação a 27 anos de prisão, os EUA manifestaram intenções de adotar novas medidas restritivas contra o país.

A conta oficial da embaixada na rede social X compartilhou mensagem do vice-secretário de Estado, Christopher Landau, dizendo: “Os Estados Unidos repudiam o uso da legislação para fins políticos. Como advogado, diplomata e amigo do Brasil, sinto tristeza ao ver o ministro Moraes desestruturar o Estado de Direito no Brasil e prejudicar a relação histórica entre nossas nações.”

Na publicação, ele ressaltou que enquanto o Brasil mantiver sua relação sob influência do ministro Moraes, a crise permanecerá sem solução.

Além da embaixada, membros da equipe do ex-presidente Donald Trump também reagiram ao veredito, indicando que os EUA estão elaborando respostas para o Brasil, majoritariamente dirigidas ao ministro Moraes.

Todavia, ainda é incerto quais contramedidas serão aplicadas pelo governo americano. Por sua vez, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-mandatário, sugeriu que os EUA poderiam enviar caças F-35 e embarcações militares ao Brasil.

Desde o começo da semana, rumores sobre uma possível intervenção militar dos Estados Unidos no país têm circulado, impulsionados por declarações da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, que mencionou a possibilidade de uso de força militar em caso de necessidade após a condenação de Bolsonaro.

Veja Também