26.6 C
Brasília
terça-feira, 23/09/2025

EUA capturam rede que envia 30 milhões de mensagens por minuto

Brasília
nuvens quebradas
26.6 ° C
29.2 °
26.5 °
54 %
4.1kmh
75 %
ter
28 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
27 °
sáb
28 °

Em Brasília

O Serviço Secreto dos Estados Unidos desmontou nesta terça-feira (23/9) uma rede ilegal de dispositivos eletrônicos na região de Nova York. Essa rede tinha a capacidade de bloquear sinais de celular e enviar 30 milhões de mensagens de texto por minuto, bem perto do local onde líderes mundiais se preparavam para a Assembleia-Geral anual da Organização das Nações Unidas (ONU).

Autoridades americanas informaram que essa rede anônima usava mais de 1 mil cartões SIM e 300 servidores, com capacidade para atrapalhar serviços de emergência e permitir comunicações criptografadas. Os equipamentos estavam instalados a menos de 56 quilômetros do local da Assembleia-Geral da ONU.

Assembleia-Geral

A Assembleia-Geral da ONU, que é o principal fórum decisório da organização, realiza sua 80ª reunião em um momento de grande tensão na diplomacia mundial. A sessão começou no dia 9 de setembro e conta com a presença de representantes dos 193 países membros, cada um com um voto igual.

A partir do dia 23, os debates vão envolver líderes de alto nível dos países, incluindo o tradicional discurso de chefes de governo na sede da ONU em Nova York. Geralmente, o evento é iniciado por um representante do Brasil, e este ano o discurso será feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os dispositivos da rede interceptada podiam realizar vários tipos de ataques em telecomunicações, como desligar torres de celular, realizar ataques de negação de serviço e possibilitar comunicações anônimas e criptografadas entre possíveis agentes mal-intencionados e grupos criminosos.

Investigações iniciais indicam que houve comunicação entre agentes ligados a países estrangeiros e indivíduos já identificados pelas autoridades dos Estados Unidos. O diretor do Serviço Secreto, Sean Curran, afirmou que a investigação está em andamento e identifica possíveis ameaças.

“O potencial para interromper as comunicações no nosso país causado por essa rede é imenso”, destacou Curran.

O Serviço Secreto revelou que a rede de dispositivos estava espalhada pela área que abrange os três estados próximos a Nova York. A apuração do caso continua sem previsão de conclusão.

Veja Também