Um navio russo que carregava petróleo da Venezuela foi capturado pelos Estados Unidos no Oceano Atlântico. A ação foi confirmada pelo Comando Europeu dos EUA e pela rede estatal russa RT, que divulgou imagens de um helicóptero norte-americano ao redor do navio russo, em águas internacionais.
O navio, identificado como M/T Sophia, estava operando em águas internacionais e envolvido em atividades ilegais no mar do Caribe, segundo o Comando dos EUA. A Guarda Costeira dos Estados Unidos está escoltando o M/T Sophia até seu destino final em território norte-americano.
De acordo com o Comando, "em uma operação realizada antes do amanhecer, o Departamento de Defesa, em conjunto com o Departamento de Segurança Interna, apreendeu, sem incidentes, um navio-tanque ilegal pertencente à frota clandestina, sem autorização".
Essa ação faz parte da Operação Southern Spear, que visa combater atividades ilegais no Hemisfério Ocidental. "Defenderemos nossa nação e restauraremos a segurança e a força em todas as Américas", afirma o comunicado.
O britânico The Guardian confirmou que o navio foi apreendido no Atlântico Norte cumprindo um mandado de um tribunal federal dos EUA, após ser monitorado pelo navio da Guarda Costeira dos EUA USCGC Munro.
